Blog CONFIDERE IMÓVEIS

Imobiliária em Itapema

COVID-19 E SEUS IMPACTOS NO MERCADO IMOBILIÁRIO

COVID-19 E SEUS IMPACTOS NO MERCADO IMOBILIRIO

O COVID-19 (novo coronavírus) trata-se de uma doença infecciosa, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) atualmente como uma pandemia, uma vez que sua disseminação têm cruzado fronteiras por todo o mundo, estando presente inclusive no Brasil, tendo, hoje (19/03), mais de 620 casos e 06 mortes, dados confirmados pelo Ministério da Saúde, o qual vem adotando medidas preventivas e de combate à doença, como por exemplo a suspensão coercitiva de todas as atividades públicas e privadas que não sejam de caráter essencial à sociedade. Em Santa Catarina, o Governador Carlos Moisés da Silva decretou estado de emergência (Decreto nº. 515, de 17 de março de 2020), medida adotada também por outros diversos estados.

Diante deste cenário, a economia nacional e mundial enfrenta a pior crise financeira de todos os tempos, tendo a bolsa de valores apresentado seis “circuit breakers”, termo que justifica oscilações atípicas e negativas no mercado de ações, igualando a crise de 2008, porém, desta vez o episódio ocorreu no prazo de 10 (dez) dias e ainda não se encerrou, enquanto na crise passada levou pouco mais de quatro semanas.

Além do mais, juntamente com a queda da bolsa, tem-se a baixa das taxas de juros também de rendas fixas, as quais já se encontravam muito aquém do normal, de modo que manter ou fazer investimentos nesse setor gera prejuízo financeiro ante a taxa de inflação nacional. Diante de tantas oscilações, pessoas ao redor do mundo estão perdendo centenas, milhares e até mesmo milhões de reais, mas afinal, como ficam os investimentos em imóveis diante de tantas baixas? Vamos entender.

Surpreendentemente (ou não), o mercado imobiliário é pouco afetado com as oscilações da bolsa de valores e de renda fixa, isso porque o Governo Federal tende a abrir novas concessões de crédito para que a economia volte a ter giro, baixando as taxas de juros para financiamentos, por exemplo. Aqueles imóveis porventura já adquiridos tendem a seguir valorizando normalmente, porém agora em médio e longo prazo, uma vez que, sem recursos financeiros, os compradores serão cautelosos na aplicação de seus recursos.

De toda sorte, o mercado imobiliário mostra-se como o mais seguro dos investimentos, onde o dinheiro tende a somente valorizar, enquanto em outras modalidades a perda é consideravelmente exorbitante. Caso você tenha interesse em aplicar seus recursos ou saber mais sobre o tema, conte com a nossa equipe de corretores, todos devidamente especializados para lhe apresentar as melhores oportunidades de negócios no mercado que mais cresce em Santa Catarina.



coronavírus, covid-19, crise, bolsa de valores, mercado imobiliário, renda fixa

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade